segunda-feira, 30 de abril de 2012

"Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando cousas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles".   Atos 20.29-30
        Eles têm um propósito: arrastar os discípulos atrás deles. Querem formar seguidores, arrastar os discípulos falando coisas pervertidas.
         As cartas de Paulo e as dos demais apóstolos foram  escritas exatamente para combater o erro religioso do primeiro século. Se não houvesse preocupação, nós não teríamos as cartas pastorais. Muitas vezes estamos esquecidos disto e que os apóstolos, quando sentaram para escrever, se dirigiam a problemas específicos das igrejas e na maioria dos casos a questão era o erro religioso. Na maioria das vezes estavam preocupados com mentiras que surgiam. A carta aos colossenses, por exemplo, foi escrita pelo apóstolo Paulo para combater a entrada do gnosticismo naquela região de Colossos. Uma heresia que danificou a Igreja até o terceiro século. O apóstolo João escreve as suas três cartas com este mesmo propósito para combater o gnosticismo incipiente no primeiro século. Judas escreve a sua carta para exortar a Igreja a combater pela "fé que uma vez foi dada aos santos". A segunda carta de Pedro tem o mesmo propósito. Paulo, quando escreve a Epístola aos Gálatas, tem um objetivo que é mostrar à Igreja que, na hora em que a Igreja deixa de crer na graça do Evangelho, a Igreja deixa de ser Igreja. Paulo escreve aos Gálatas para combater o legalismo religioso. Hoje toleramos práticas legalistas dentro da Igreja, mas Paulo achou tão importante a são doutrina que ele escreve Gálatas com esse propósito. O mesmo acontece com II Coríntios, tem este mesmo propósito pois havia falsos apóstolos na igreja de Corinto que ensinavam coisas estranhas. Vejam a preocupação dos apóstolos com a sã doutrina, sabendo que o diabo pode corromper a mente dos crentes e afastá-los da simplicidade do Evangelho (II Coríntios).
         O diabo sempre usa pessoas que estiveram ativas. Em cada geração a  Igreja tem enfrentado falsos profetas e falsos ensinos. Foi o que aconteceu com o Unitarianismo, o liberalismo teológico, o modernismo, evangelho social, evangelho da cura e prosperidade etc., para não dizer das heresias que a igreja enfrenta desde o período patrístico. Este tem sido sempre o embate da Igreja.
         O erro religioso é muito sutil. Qual a maneira como o diabo age na  vida das pessoas, qual sua tática sutil nessa área?
        Primeiro:  É fazer com que o erro venha disfarçado de verdade.

        Segundo:
  • O diabo torce a verdade de Deus como fez  lá no Jardim do Éden (Gn 3:1-6). Nós vemos como ele distorceu a Palavra de Deus para levar a mulher a se desviar do mandamento de Deus. Esta é a característica de todo falso mestre. Têm sempre uma interpretação distorcida da Escritura.
  • O diabo se manifesta  como anjo de luz. Paulo nos diz em I Co 11:13-15 exatamente dessa transfiguração de anjo de trevas em anjo de luz. No nascimento de cada seita sempre existe uma revelação. Cada um dos fundadores de seitas, hoje, reivindica que teve uma revelação de Deus. Foi o que fez Joseph Smith, fundador do mormonismo.

         Que faremos com tudo isso? Como devemos  lidar com estas coisas? Até mesmo operação de curas, de milagres e de prodígios são efetuadas pors estes demônios para dar autoridade à mentira, para dar credibilidade, porque esta foi a arma que a Igreja Católica usou para dar credibilidade ao seu ensino na idade medieval. Assim surgiram os milagres dos santos, de determinada santa, que estes eram mediadores entre o homem e Deus. Dessa forma o prodígio era apresentado como autenticação do ensino propagado. Da mesma forma vemos isso hoje. Muitos, para provar seu ensino, fazem sinais e maravilhas. Assim o espiritismo tem ganho muitos adeptos. No espiritismo se vêem coisas sobrenaturais e isso é como prova de que tudo é verdade, e de fato coisas extraordinárias acontecem. Concluímos que há demônios operadores de sinais, capazes de produzir esses tipos de fenômenos.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Origem das Cartas do Baralho


"Então a cobiça, depois de haver concebido, dá luz ao pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte". (Tiago 1,15).

         As cartas foram criadas no ano de 1392, para uso pessoal do rei Carlos da França, quando este sofria debilidade mental.
         O criador das cartas era um homem degenerado e mau, que escarnecia de Deus e de seus mandamentos. Para sua criação maligna ele escolheu figuras bíblicas: o rei representa o diabo, a dama representa Maria, a mãe do Senhor. Assim de modo blasfêmico, fez de nosso Senhor Jesus Cristo um filho de Satanás com Maria. Copas e ases representam o sangue de Jesus, o valete (resisto em escrevê-lo) o próprio Senhor. Paus e outros símbolos representam a perseguição e destruição de todos os santos. Seu desprezo pelos dez mandamentos foi expresso pelo número dez das suas cartas. Quem conhece esta origem diabólica do jogo de cartas, compreende também as conseqüências diabólicas.
         Nenhum jogador de cartas lembra da realidade do diabo e dos demônios, que estão no fundo desse jogo.
         Quem conhece a origem das cartas de jogar, também compreende porque com as cartas se relacionam práticas diabólicas como adivinhação, esconjuração, etc.
         A Palavra de Deus nos proíbe tais práticas:
 
"Não praticareis adivinhações nem a magia. Não dirijais aos adivinhos, (cartomantes) não os consulteis, para que não sejais contaminados por eles. Eu sou o Senhor Vosso Deus." (Levitico 19, 25-31).

         És inconseqüente? Esse é o mal dos nossos dias. Tu dizes que crês num poder superior. Então seja conseqüente! Se existe este poder superior, então Ele é um Deus, o Criador. Seu caráter é amor. Ele provou seu amor a ti e a mim, entregando seu Filho Unigênito, para vencer o inimigo que nos dominou. Esse inimigo é Satanás. Seja conseqüente e pensa sobre isso. Terás uma vez que responder diante de Deus à pergunta, o que fizeste com Jesus Cristo, seu dom inefável para ti? Seja conseqüente e lembra que também tens um inimigo, que quer destruir tua vida. "Ele anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar".
         Isso ele tenta com vários meios, também como tais que pareçam inofensivos, por exemplo as cartas de jogar.
         O mal continuamente tem que conceber o mal, e da mesma maneira como se jogar cartas irrefletidamente, sem pensar nas terríveis conseqüências, tão irrefletidamente e sem nenhuma razão o elevado e santo nome do Senhor Jesus é tomado em vão. Advertimos insistentemente a cada filho de Deus: não te envolvas com jogo de cartas.

Autor: Wim Malgo
   

PALAVRAS QUE ALIMENTAM

"Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração" (Jer. 15:16)

Num diálogo com o professor, um aluno declarou-se incapaz de guardar os ensinamentos que ouvia. As lições, depois de poucos dias, eram por ele completamente esquecidas. Então, o professor lhe perguntou: “Quando está tomando sopa, você se esquece de levar a colher a boca?” O aluno replicou: “Não, porque não posso viver sem comer.” O mestre, com muita sabedoria, replicou: “Você também não pode viver sem instrução.”
Muitos teimam em desenvolver uma vida cristã sem contato diário com a Palavra de Deus. Contentam-se com migalhas nos fins de semana. O resultado é desnutrição espiritual. Sem a armadura de Deus, não podem prevalecer “contra as ciladas do diabo”. Efés. 6:11. A batalha cristã não é uma guerra de brinquedo, mas uma luta “contra os principados e potestades, contra os dominadores desse mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” Efés. 6:12.
Meditando no segredo da vitória de Jesus (na Sua provação no deserto): Seu espírito estava bem alimentado, embora o corpo estivesse enfraquecido. No momento mais difícil, o inimigo apareceu para tirar proveito. Seu apelo estava carregado de malícia, sedução e fantasia. Cristo, porém, não Se deixou iludir. Com a alma fortalecida pelo pão do Céu, respondeu: “Está Escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” Mat. 4:4.
Muitas vezes o seguidor de Cristo é colocado em situação em que não lhe é possível servir a Deus e continuar seus empreendimentos mundanos. Talvez pareça que a obediência a qualquer claro reclamo da parte de Deus o privará dos meios de subsistência. Satanás quer fazê-lo crer que deve sacrificar as convicções de sua consciência. Mas a única coisa no mundo em que podemos repousar é na Palavra de Deus.
Viver sem comer é tão impossível como viver sem respirar. Do mesmo modo, não podemos vencer as artimanhas do maligno sem o poder da Palavra de Deus, Sem o pão do Céu, não há soldados espirituais.


sexta-feira, 20 de abril de 2012


Hombridade


 

2º Encontro de Homens”.
Igreja Jardim de Oração.
Dia: 29 /04 /2012, 14.00 hs.
Palestrante: Pr. Mario Silva

quarta-feira, 18 de abril de 2012

 “Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo?”
Texto: Salmos 116:12,
Introdução: Foi aproximadamente no ano de 1629, que um grupo de 400 homens, chamados de puritanos, embarcaram em um navio e viajaram em busca do Novo Mundo, da América. Eles fretaram o navio, venderam todos os seus bens, e, junto com as suas famílias, partiram rumo a América para fundar uma colônia a que chamariam Nova Inglaterra. O objetivo era encontrar um lugar em que pudessem viver em liberdade, mas segundo a ética do evangelho, e firmados em um compromisso com a palavra de Deus.
Os primeiros pioneiros puritanos, morreram devorados por lobos e castigados pelo inverno. Porem, mais tarde eles chegaram e estabeleceram as primeiras bases da nação que hoje é conhecida como Estados Unidos da América.
Ao recolherem pela primeira vez, o fruto da terra que cultivavam, os puritanos e suas famílias, juntamente com os primeiros habitantes que naquela terra moravam, promoveram uma cerimônia que é conhecida até hoje como o dia de ações de graças, que ainda hoje se repete todos os anos nos Estados Unidos: o dia em ação de graças era inicialmente uma manifestação de reconhecimento público de que tudo que eles receberam vinha de Deus a quem deveriam ser gratos.
Nesta história dos puritanos algo me chama atenção. Eles poderiam ter criado um dia para lembrar dos que haviam morrido, ou para lembrar dos sofrimentos e lutas que enfrentaram para chegar aos Estados Unidos, mas em vez de exaltar seus mártires ou as dificuldades que enfrentaram, criaram um dia para expressar sua gratidão a Deus por todas as bênçãos recebidas.
Mas, o que é gratidão?
Gostaria de começar esta palavra definindo o que é gratidão. Os dicionários dizem que gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxilio ou um favor.
Deixe lhe dar alguns exemplos dessa definição gratidão. Vieram ao encontro de Jesus dez leprosos em Lucas 17:12-19. A lepra era uma doença amaldiçoada naqueles dias. Um leproso era excluído do convívio com as pessoas. Eles eram expulsos da cidade e passavam a morar em lugares isolados das pessoas sadias. Lá vinham aqueles dez leprosos ao encontro de Jesus. Alguns entre eles gritavam: “Mestre, compadece-te de nós!”.
O grito daqueles doentes externava o desespero e a dor da vida que tinham. E aos gritos eles imploravam para que o mestre tivesse compaixão da condição deles. Jesus lhes da apenas uma palavra: “Vão até os sacerdotes e mostrai-vos a ele”. E quando os leprosos iniciam a viagem até o lugar onde estavam os sacerdotes um grande milagre acontece. Mesmo estando distante do lugar onde Cristo estava, um daqueles leprosos resolver voltar ao encontro de Jesus para expressar sua adoração e gratidão. Daqueles dez leprosos apenas um volta para reconhecer o benefício que havia recebido.
Jesus então, pergunta pelos nove: “Onde estão os nove?” Os outros nove souberam receber, mas não souberam agradecer. Tem gente que é assim: Só sabe receber. É importante saber agradecer. Jesus perguntou por aqueles que não souberam voltar para agradecer e elogiou a atitude daquele que soube voltar.
Em Lucas 7:36, Jesus está na casa de um fariseu chamado Simão. Entra ali uma pecadora e faz algo que chama a atenção de todos: ela lavava os pés de Jesus com suas lagrimas, os enxugava com seus cabelos, e os ungia com um perfume caríssimo que provavelmente ela tinha comprado com todos os seus poucos recursos financeiros. Naquela sala muitos reprovavam esta atitude.
O que motiva um leproso a voltar e uma pecadora a gastar todo o seu dinheiro com um perfume caro?
Nestas duas histórias, um leproso faz uma longa viagem de volta só para adorar a Cristo, e uma mulher pecadora derrama todo o conteúdo de um caríssimo perfume nos pés de Jesus.
O que eles dois tem em comum? Um coração profundamente grato. Eles tinham consciência do que haviam recebido de Deus. Eles não esqueceram do passado, da lama onde estavam, da desonra que os perseguia, e do ato de misericórdia que receberam do filho de Deus.
E a gratidão que fez aquele leproso fazer uma longa viagem de volta para encontrar Jesus e adora-lo. É a gratidão que faz uma pecadora se prostar aos pés de Jesus e lava-los com suas lágrimas, seca-los com seus cabelos e ungi-los com o mais caro perfume.
A GRATIDÃO NOS CONDUZ A FAZER COISAS EXTREMAS POR DEUS, NOS FAZ FAZER REALIZAR GRANDES SACRIFICIOS EM FAVOR DE DEUS. NOS LEVA A OFERTAR ALGO QUE TEM REALMENTE VALOR.
Há uma frase do apostolo Paulo que eu gosto: “Em tudo daí graças porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1 Ts 5:18
É examinarmos melhor o que significa a palavra tudo. Paulo esta dizendo aqui que em todas as circunstâncias sejam boas ou não, prazeirosas ou não precisamos aprender a dar graças.
Paulo nos ensin: “…aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 13 tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:11-13 RA).
Este é o nosso desafio meu irmão: Dar graças por tudo.
Publicado em 13/12/2009  - Pr. Josias Moura de Menezes
“O Valor da Adoração”
Texto: Mateus 15:21-28

Introdução:
No texto em apreço, salientam-se alguns pontos que revelam o VALOR DA ADORAÇÃO genuína, da fé, da humildade e da perseverança de uma mulher gentia.
Embora não fosse israelitas, ouvindo falar de Jesus e seus milagres, ela creu que Jesus era o Filho de Deus e podia libertar sua filha da possessão dos demônios que a oprimiam. Este episódio encontra-se também relatado em Marcos 7:24-30.
I-) A ANGÚSTIA DA MULHER SIRO-FENÍCIA;
a) CLAMAVA: (v.22) Não se tratava de escândalo, nem de ataque de nervos, mas de extrema aflição. Sua filha precisava ser liberta dos demônios.
b) FILHO DE DAVI, TEM MISERICORDIA DE MIM, (v.22) E Mat 15:22: Nas palavras da mulher descobre-se que ela compartilhava dos sofrimentos da filhinha - (tem compaixão de mim). O que a filhinha sofria, a mãe, também, sofria. A mãe intercede pela filha. Exemplos: Moisés Êxodo 32:32, Daniel 9:5, 6 ; Jesus Atos 9:5
c) Minha filha (v. 22) Feliz quem tem uma mãe para interceder a Deus nas horas de angústias e dores.
II-) A ESTRANHA ATITUDE DE JESUS, Vs 23 e 24;
1. !Não lhe respondeu !V. 23, estranho o silêncio de Jesus. Porque não falou logo com ela (mulher) ! O Salmista Davi também experimentou o silêncio de Deus (Sal 28:1 ; 44:23-26. Quantas vezes não experimentamos também. !
2. "Eu não fui enviado, senão às ovelhas perdidas da casa de Israel "(V. 24). O evangelho devia ser pregado primeiro a Israel, depois aos gentios. Muitos vão para missões sem serem enviados, outros vão antes do tempo.
III-) A MULHER NA SUA VERDADEIRA ADORAÇÃO E FÉ, VENCEU MONTES;
a) O primeiro "MONTE !foi a doença da sua filha, que estava !horrivelmente endemoninhada, (Mat 15:22)
b) O segundo "MONTE !A oposição dos Discípulos. E os seus discípulos , aproximando-se, rogaram-lhe: DESPEDE-A, pois vem chorando atrás de nós, V 23. O monte da oposição é muito difícil.
c) O terceiro "MONTE !DA SUA nacionalidade. A mulher era gentia !separada da comunidade de Israel !Efes 2:11-12. Cananéia, V. 22.
d) O quarto "MONTE !do silêncio de Jesus, V. 23, Ele não respondeu palavra.
e) O quinto "MONTE !As palavras de Jesus duras, não é bom pegar o pão dos filhos e dar aos cachorrinhos. V. 26.
IV-) A CHAVE PARA A VITÓRIA;
1. FÉ: !O Adorou V. 25, Movida pela fé, adorou ao Senhor, em Marcos 7:25, Lançou aos seus pés. Senhor socorre, ajuda-me. V. 25
2. Humildade: V. 27, Sim Senhor, ela reconheceu que não era filha de Deus, nem de Abraão, e, nem de Israel. Mas ela contentava com as migalhas.
3. GRANDE é a tua Fé ; (V. 28). Jesus admirou-se de tamanha Fé, Ler o V. 28 e Marc 7:30.
Ma@NAIN Grisalho
Goiania / GO.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Ouvindo Deus - Andando com Deus!!
Texto: Tiago 1:22-25
 

Introdução:
O Senhor quer que todos os crentes andem em estreita relação com ele. A Bíblia revela o plano geral de Deus para o mundo e fornece as diretrizes gerais para a vida. Mas como podemos conhecer seus planos específicos para nós? Ouvir a Deus é essencial para andar com Deus. A fim de conhecer a vontade do Pai, devemos aprender a ouvir a Sua voz.
 

I. Ouvindo Deus
A. Existem dois tipos de ouvintes.
1. Ouvintes com propósitos. Frequentam a igreja a cada semana com expectativas. Eles também colocam em prática o que aprendem.
2. Ouvintes passivos. Podem desfrutar de um sermão, mas não têm intenção de aplicar o que é ensinado. Embora a frequência à igreja possa ser parte de suas vidas, eles não conseguem crescer espiritualmente. (Veja Tiago 1:22-25).

B. Como faço para "andar com Deus?”.
1. Comprometendo-se a descobrir e obedecer a vontade do Pai.
2. Comece com fé, acreditando que Deus existe e que você tem uma vida nova em Cristo.
3. Prossiga em comunhão constante com o Senhor, e procure viver em Sua presença diária, mesmo quando as dificuldades surgem.
4. Andando na verdade, obedecendo-o com alegria, o seu relacionamento com Ele vai crescer mais íntimo.
5. Permita que o Espírito Santo trabalhe dentro de você para trazer a paz, segurança, confiança e alegria em sua vida.
6. Separe-se do pecado, e se esforce para ter um impacto positivo nas vidas de outros. Confie no Espírito para ajudá-lo a viver de uma maneira que agrada a Deus.

C. A Bíblia nos ensina a ouvir atentamente.
1. Em Mateus 17:5, o Pai disse a Pedro, Tiago e João para ouvir Seu Filho.
2. Cristo começou a parábola do semeador, dizendo aos Seus seguidores: "Ouça!" (Marcos 4:3).
3. Para a multidão, nosso Senhor disse: "Ouvi-me, todos, e entendei" (Marcos 7:14).

D. Deus tem falado ao longo da história.
1. História bíblica: Deus falou com Adão e Eva, Noé, Abraão, Saulo de Tarso, o apóstolo João, e muitos outros.
2. História da Igreja: A reforma veio porque Deus falou com Martinho Lutero sobre a salvação pela graça. (Veja Gálatas 2:16). Esta revelação transformou o cristianismo.

E. O que acontece quando os crentes não ouvem a Deus?
1. Artigos de notícias, programas de televisão e os conselhos dos amigos podem se tornar nossas principais influências.
2. Se não conhecemos as Escrituras, podemos ser facilmente enganados e deriva em pecado.
3. Nós desenvolvemos uma tendência para rejeitar passagens bíblicas que condenam nossas escolhas.
4. Decisões insensatas e escolhas pecaminosas marcam nossas vidas e quase sempre machucamos aqueles que nos rodeiam.

F. Como ouvir a Deus?
1. Leia a Bíblia. Deus nunca vai dizer algo que contradiz a Sua Palavra.
2. Ouça o Espírito Santo. Um de seus trabalhos é guiá-lo falando ao seu espírito.
3. Ore. Orar é falar e ouvir a Deus. Leia pelo menos uma pequena porção da Escritura a cada dia, e peça a Deus para falar através dela.
4. Seja vigilante. Busque ao Senhor para revelar a você através das circunstâncias. Quando a vida te pegar de surpresa, pergunte a Ele o que Ele está fazendo. Esteja atento, Ele irá guiá-lo através de portas abertas e fechadas.
5. Espere que ele te oriente através de outros. Ele vai usar pastores, pais, amigos, familiares, e às vezes até mesmo estranhos para guiá-lo. Só tome cuidado para avaliar tudo à luz das Escrituras.

G. Qual é a "postura" apropriada para ouvir a Deus?
1. Reflexiva - Medite sobre passagens bíblicas. Isto é, lenta e cuidadosamente leia uma seção mais e mais.
2. Devoção - Enquanto você lê a Palavra de Deus, peça sua ajuda na aplicação da mesma.
3. Submissão - Esteja disposto a obedecer ao que o Senhor lhe diz para fazer.
4. Expectação - Deus promete falar conosco; Ele irá encontrá-lo de uma maneira pessoal.
5. Paciente - Em decisões importantes, às vezes é necessário orar por semanas antes de compreender o que o Senhor está dizendo.

Conclusão:
Nada neste mundo se compara a ouvir a voz de Deus. O Soberano do universo detém todo o poder, e Ele tem os recursos para atender todas as necessidades que você tem. Você não quer conhecer intimamente esse tipo de pessoa? Você pode simplesmente estar disposto a ouvi-lo.
 
Pr. Aldenir Araújo



domingo, 15 de abril de 2012

Três Exemplos de Paciência!
Qual é a Tua?!

Texto: Tiago 5:7-11

Introdução:

Tiago está falando do sofrimento dos crentes em 1:3-4 quando ele lhes disse: sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma" Três vezes no nosso texto no cap. 5, Tiago fala a seus leitores da vinda do Senhor (vv. 7, 8, 9). E exortou-os a ter paciência até o Seu retorno. Em nosso texto de hoje, Tiago nos dá três pessoas como exemplos ilustrativos de paciência.

I. O agricultor. (Vv. 7-9)

A. Uma pessoa impaciente, não pode ser um agricultor. Eu conheci muitos agricultores, mas eu nunca conheci um agricultor impaciente. Observe;
1. Devem ser paciente com o solo. O agricultor tem dor e trabalho para preparar o solo para semear a semente. Sem irrigação, os agricultores judeus esperavam lavrar após as primeiras chuvas.
2. Devem ser paciente com a semente. Algumas sementes são fracas e doentes, algumas são comidas por aves e pragas.
3. Devem ser paciente com a estação. Muita chuva ou muito sol ou é uma maneira de destruir as colheitas.
B. Por que o agricultor de bom grado espera tanto tempo?
1. O versículo 7 diz-nos porque o fruto é "precioso".
2. A época da colheita traz a recompensa da terra e garante a próxima safra (I Coríntios 9:10; II Tim 2:6).
C. O crente, como os agricultores, aguarda uma colheita espiritual de almas preciosas e boas obras (Gálatas 6:7; II Coríntios 9:6).
1. Os meses e anos de perseverança significam apenas que Deus está preparando uma boa colheita em nossas vidas.
2. Deus deseja frutos à medida que plantamos a semente do Evangelho.
3. Deus deseja o fruto do Espírito em nossas vidas.
D. Devemos lembrar que após o plantio o agricultor não ficar sem fazer nada. Ele está sempre trabalhando.
E. Observe no versículo 9 que Tiago exorta aos crentes "não vos queixeis uns dos outros ..." Queixa é a impaciência visível.
1. Impacientes com Deus. Tantas vezes em nossa caminhada cristã, nos tornamos impacientes e decepcionados com Deus. Dê a Deus a oportunidade de completar em você o que ele quer no seu tempo.
2. Impacientes com o próximo. A verdade é que quando você se torna impaciente com Deus, transborda contra os outros. Mostre-me alguém impaciente com os homens, e eu lhe mostrarei alguém que tenha problemas de paciência com Deus!
 

II. Os profetas. (V.10)

A. Estes primeiros crentes deveriam estar familiarizados com este exemplo dos profetas do Antigo Testamento. Quando lemos como esses servos fiéis sofreram, nos ensina que Deus ainda está no controle.
B. Os profetas nos ensinam uma importante verdade. Mesmo eles estando na vontade de Deus, ainda assim eles sofreram.
1. Eles estavam proclamando a sua mensagem em "nome do Senhor" Veja o seu exemplo de fé em Hebreus 11:32-38.
2. O sofrimento é, por vezes, devido à sua fidelidade e serviço a Deus. Mas quantos de nós realmente pode aceitar isso?
C. Os profetas nos encorajam, lembrando-nos que Deus cuida daqueles que sofrem por causa dele.
1. Alguém uma vez disse que "a vontade de Deus nunca irá levá-lo a um ponto onde a graça de Deus não pode mantê-lo”
2. Como o apóstolo Paulo disse: "a graça de Deus é suficiente”
 

III. Jó. (V.11)

A. Jó é o exemplo clássico de um homem que pacientemente suportou o sofrimento e foi abençoado por Deus por sua fé.
B. Tiago lembra o crente que há bênçãos para aqueles que perseveram. Mas o caminho para a prosperidade é a adversidade!
C. Jó perdeu tudo o que tinha, exceto sua mulher irritante e três amigos fariseus (Elifaz, Bildade e Zofar).
D. Jó não entendia as causas de seu sofrimento. Ele não sabia o que estava acontecendo nos bastidores com Deus e Satanás, mas Jó suportou pacientemente.
E. Veja a reação de Jó em Jó 1:20-22.
 

Conclusão:

Paciência significa permanecer onde você está, continuar fazendo o bem e sendo irremovível, mesmo quando você realmente se sente com vontade de correr, se esconder e desistir! Um crente paciente sabe que Deus não o deixou nem o abandonou. A ajuda de Deus está a caminho, e Ele não vai desapontar os justos que confiam e esperam Nele. Que todos nós possamos ter a "paciência de Jó".


Ma@NAIN Grisalho
Goiania / GO.


"Atitudes diante das Batalhas da vida"
Texto: Efésios 6:10-12;

- Em nossa vida diária somos constantemente cercados por batalhas de todos os níveis e situações. Passamos por batalhas em nossos empregos, em nossas casas, escola e faculdade, e principalmente, enfrentamos as piores de todas as batalhas, aquelas que são internas.
- Batalhas que ocorrem em nós mesmos. Mas a questão não é se passamos por batalhas. A grande questão é como nos portamos em nossas batalhas.
- Vamos tirar algumas lições de batalhas que certos servos de Deus enfrentaram.
Vamos analisar 5 Batalhas, e ver qual foi a atitude destes homens de fé.

1ª Batalha: Contra Jericó. (Js. 2)

- A cidade de Jericó é nossa primeira lição que queremos tirar sobre atitudes diante da batalha. Havia uma estratégia especifica para ser usada contra Jericó, isto exigiria do povo hebreu um tipo especifico de atitude. Foi o que Josué fez, ele enviou dois espias para falar das fraquezas e Jericó.
- Josué é um livro de realizações. O povo havia sido liberto do Egito, tratado no deserto e agora entraria na experiência da Redenção. Em um sentido espiritual Josué é o Efésios do Antigo Testamento. Pois a entrada em Canaã é um retrato da vivencia da vitória.
- Muitas vezes nos vemos tendo que invadir Jericó. Que tipo de Batalha Jericó aponta para nós hoje.
- “Jericós” são os lugares de difícil acesso, lugares fortificados. São lugares onde você olha e não vê possibilidade de acesso ou sucesso. São lugares de pessoas naturalmente mais capazes que você, conforme o relato que vemos dos 12 espias a Moisés.
- Quando agir de maneira direta?
- Tenha paciência pois ela é fundamental para vencer esta batalha, por isso parta para o ataque apenas quando ver todos os sinais verdes a seu favor.
- Não seja precipitado, pois a força natural não conseguira fazer as muralhas irem ao chão.
- Foi o que o povo de Israel fez sob o comando de Josué, rodearam a cidade por 7 semanas, e na última semana foram 7 voltas. Orando, proclamando, esperando a ordem para se expressarem.
- Ore, pois a oração é um tipo de ação, às vezes uma ação indireta, mas para tudo há um tempo, local e hora para agir. Espere. Não vá abrir sua boca na hora errada.

2ª Batalha: Contra Ai (Js. 3)

- Ai aponta para lugares imprevisíveis. O povo de Israel subestimou Ai ao dizer que eles não precisavam de todo aquele aparato e pessoas usado contra Jericó.
- Ai parecia ser um conquista fácil. Mas as vitórias do passado não garantem minhas vitórias no presente. Podem ser usadas para me encorajar, mas não para garantir.
- Atitudes para esta batalha:
- Utilize todos os recursos disponíveis em suas mãos.
- Há momentos em que não contamos com meios naturais, esperamos em Deus, mas quando enfrentamos batalhas do tipo de “Ai” podemos e devemos utilizar os recursos naturais disponíveis em nós, tipo: Conhecimento social, cultural, sutilezas e até astúcias para vencermos essas batalhas.
- Procure saber se não há ninguém sabotando os seus planos (Js. 7:24-25).
- Cuidado com os “Acãs” ao seu redor!

3ª Batalha: Contra os Midianitas (Jz.6)

- O cenário aqui é a opressão que os filhos de Israel sofriam por parte dos midianitas. Os midianitas apontam para aqueles que se aproximam de nós para roubar nossas idéias, roubar o fruto do nosso trabalho e para minar nossos sonhos. Pessoas do tipo “midianita” se aproximam de nós apenas para trazer desolação.
- Atitudes para esta batalha:
- Permita que Deus transforme o seu caráter (Jz. 6:12). Neste tipo de batalha na vida o Senhor lhe chama para um posicionamento, uma atitude ativa e não passiva.
- Vença, supere os seus próprios complexos, você precisa se apropriar da sua nova identidade em Cristo Jesus (veja Gl.2:20).
- Cerque-se de pessoas de confiança que compartilham o mesmo tipo de vida que você.
- Livre-se daqueles que não tem coragem de pagar o preço. (Jz. 7:4-5; 19-20).

4ª Batalha: Contra o gigante Golias (I Sm. 17).

- Várias vezes em nossas vidas temos que nos deparar com os “Golias”.
- São batalhas incomuns, onde o adversário é muito mais capaz, isto naturalmente falando, do que nós.
- “Golias” aponta para adversários comuns, porém, poderosos. Antes de Golias, Davi já havia derrotados outros adversários ferozes e vorazes. (I Sm. 17:34)
- Atitudes para esta batalha:
- Se prepare nas tarefas comuns do dia a dia.Foi assim que Davi desmistificou o confronto com Golias. Tarefas comuns como casamento, amizades, trabalho, estudos, família, me preparam para batalhas incomuns.
- Corra, mas não para fugir, mas sim ao encontro do inimigo. (17:48). Não fuja, pois o filho que retrocede não dá prazer ao Pai (Hb.10:38)
- Seja ousado e não permita se intimidar pelas ameaças do inimigo ( 17:48).
- Olhe para céu que é mais alto que o gigante (17:46).
- O que você tem feito quando o “gigante” vem correndo ao seu encontro?

5ª Batalha: contra Moabe e Amom (II Cr. 20).


- Moabitas e amonitas apontam para o tipo de batalhas que vem para nos levar a prevaricar diante do Senhor.
- Muitas vezes somos cercados por pessoas do tipo “moabita e amonita”, eles estão aliançados em ver nossa ruína, nosso fracasso.
- Tais espíritos malignos vem disfarçados de amigos, familiares e até profetas, como foi o caso de Balaão, que foi contratado para levar os filhos de Israel a uma prostituição espiritual. Eles são mui numerosos, e as vezes parece que não vamos suportar a pressão que fazem sobre nós.
- Atitudes para esta batalha:
- Busque ao Senhor desesperadamente (20:3).
- Quando Josafá percebeu que os inimigos eram bem mais numerosos que os israelitas, ele se pôs a buscar o Senhor.
- Hoje em nossos dias somos a minoria, na sua sala de aula, no seu trabalho, na sua família, na sua vizinhança.
- Confesse a sua debilidade (20:12) ao Senhor, pois Ele é o único que pode realmente ouvir quais são minhas debilidades.
- Olhe para o Senhor e não para o tamanho da batalha. (20:12b). Um olhar de fé exige o contemplar do Senhor em minha vida, e o que Ele faz por mim e em mim.
- Abra sua boca apenas para adorar (20:22). Se for para abrir a boca para reclamar da situação, da batalha, então não fale.

Conclusão

- Batalhas não são boas, mas são necessárias.
- Todos temos que enfrentá-las. Mas o que realmente vai determinar minha vitória serão minhas atitudes em cada batalha, por isso se faz necessário o uso de discernimento para cada situação.
- Às vezes, terei que ficar parado, esperando apenas no Senhor, em oração.
- Outras vezes terei que agir debaixo de uma palavra específica do Senhor para aquela batalha.
- O que você tem feito quando o inimigo lhe cerca por todos os lados?
- Você tem pensado em desistir?
- Você tem reclamado e não visto o mover de Deus no meio da Batalha?
- Tenha uma atitude correta, busque sabedoria e discernimento espiritual.
- E lembre-se, não fique focando suas armas em pessoas, pois a nossa guerra é contras seres espirituais malignos.
 


Números 06. 24-26;
"O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz.
AMEM...

Dell Grande Ma@NAIN
Goiânia / GO.